Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar e contribuir na elaboração de planos pedagógicos, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) lançou dois guias de intervenção pedagógica, sendo um para o Ensino Médio e outro para o Ensino Fundamental. O guia é uma iniciativa da Sedu compartilhada com o Comitê Estadual de Alfabetização.

Segundo a subsecretária de Educação Básica e Profissional, Adriana Sperandio, esta iniciativa pode ser classificada como uma grande mobilização na rede estadual de ensino. “Todas as escolas estaduais receberão o guia de intervenção pedagógica. Com isso, teremos como foco a alfabetização no Ensino Fundamental e buscaremos a melhora no desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Já em relação ao Ensino Médio, também será possível dinamizar a prática docente nas unidades de ensino”, explica.

Com o Guia, a proposta é promover aulas mais dinâmicas nas quais seja possível a discussão de textos, análise de filmes, trabalhos em grupo. De acordo com a subsecretária, esta ação viabilizará aos professores a redução de aulas expositivas.

GUIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - DOWNLOAD

Guia Intervenção Pedagógica - Ensino Fundamental
Guia Intervenção Pedagógica - Ensino Médio
Sequências Didáticas - Ensino Fundamental - Alfabetização
Sequências Didáticas - Ensino Fundamental - 4ª série
Sequências Didáticas - Ensino Fundamental - 5ª à 8ª série
Sequências Didáticas - Ensino Médio - Português
Sequências Didáticas - Ensino Médio - Matemática