Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos(EJA)

 

Quem é o público do CEEJA ?

São jovens e adultos a partir de 15 anos que não tiveram oportunidade o acesso ou oportunidade de concluir os estudos na idade própria.

Como funciona?

Além das escolas regulares que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, a SEDU tem 4 Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), localizados em Vitória, Linhares,Cachoeiro e Colatina. O CEEJA oferece dois (02) exames anuais que verificam se o estudante atingiu os requisitos de conhecimentos que comprovem para certificação do nível fundamental ou médio.

Exame de Suplência

Nesta modalidade de EJA, o candidato não precisa freqüentar cursos regulares. Ele pode se preparar em casa a partir dos programas de disciplinas preparados pelos CEEJA e que lhes serão entregues no ato da inscrição. O conteúdo da prova de ensino fundamental consiste nas disciplinas da Língua Portuguesa, incluindo Redação, Matemática, Ciéncias, História, Geografia e Língua Estrangeira Moderna. Já as disciplinas para o ensino médio são Língua Portuguesa, incluindo Redação e Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Língua Estrangeira Moderna, Filosofia e Sociologia.

As disciplinas são ofertadas por nível/segmentos:

Documentos para inscrição

Os documentos necessários para a inscrição são: cópia simples da carteira de identidade, carteira de trabalho ou habilitação, incluindo o original para conferência, e duas foto 3x4.

Instrução personalizada

Para aqueles que não optarem em realizar o exame no período estabelecido pela SEDU, em Portaria, podem optar por outra modalidade, a Instrução Personalizada. Para isso, eles realizam a matrïcula no CEEJA e recebem o conteúdo das disciplinas de cada segmento, distribuídos em módulos.

Dessa forma, o aluno estuda de acordo com seu ritmo próprio de aprendizagem, recebe orientação individual dos professores disponíveis diariamente no CEEJA e freqüentam o local a qualquer hora, de segunda a sexta, das 08 às 21 horas. Quando o aluno se sentir preparado, ele marca a avaliação no dia e horàrio de seu interesse. Após a aprovação, ele passa para outro módulo até concluir as disciplinas de cada segmento.